4 dicas para planejar sua viagem de final do ano
18 de agosto de 2017
O que são casas de câmbio?
23 de outubro de 2017
Exibir tudo

Qual moeda levar para minha viagem?

Para países de moeda forte, compre a moeda local nas casas de câmbio do Brasil.

Em países com moeda forte e estável, o mais vantajoso é levar a moeda local (corrente). Como dólar para os Estados Unidos, euro para a Zona do Euro e libra esterlina (pound) para a Inglaterra.

As casas de câmbio são os estabelecimentos que trocam a moeda estrangeira pela local. A troca de dinheiro pode ser feita no Brasil, antes da viagem (mas evite as localizadas em aeroportos, quase sempre mais caras).

Viajantes internacionais frequentes relatam, por exemplo, que normalmente compram dólar americano ou euro para uma única viagem que englobe diversos países com moedas correntes distintas, pelo fato de não saberem quanto vão gastar em cada um e por poderem usá-las com mais facilidade numa próxima viagem.

E não se engane!

Tem gente que compra dólar para levar para a Europa só porque está mais barato do que o euro, ou levando euro para o Reino Unido só porque está mais barato do que a libra.

Não faça isso! Do mesmo jeito que o euro vale mais que o dólar aqui no Brasil, também vale mais do que o dólar lá na Europa, na mesma proporção.

E ainda, mesmo que você tenha euros que sobraram de alguma viagem à Europa, não recomendamos usá-los na sua próxima viagem aos Estados Unidos, por exemplo. É que não valerá a pena pagar por duas operações de câmbio (para comprar o dólar ou o euro aqui, e vender no país da viagem).

Vale lembrar que nem toda a Europa usa o euro como moeda corrente. Para conhecer países como Rússia, Ucrânia, Suíça, Noruega, Dinamarca e Suécia, geralmente, não há problema embarcar com dólar na bagagem.

Se você vai para país de moeda fraca, recomendamos levar dólar ou euro, pois do mesmo jeito que essas moedas valem muito no Brasil, valem muito também no Peru, México, Turquia, República Tcheca e África do Sul, por exemplo.

Ultimamente, mesmo fazendo duas operações de câmbio, você ainda perde menos dinheiro do que se comprar a moeda fraca no Brasil. Contudo, recomendamos que você sempre consulte previamente a cotação da moeda local e compare com a cotação do dólar e/ou euro. Pode ser que no período que você pretende comprar a moeda estrangeira essa realidade tenha mudado.

 

 

Trocar real direto no exterior

Não leve reais. “Quem levar real para o exterior, geralmente vai trocar por um câmbio miserável, vai perder dinheiro”. É o que disse Leonel Rossi Junior, vice-presidente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagem, ao site de notícias Terra.

Além do fator econômico, Rossi Jr destacou a tranquilidade de viajar com a moeda “certa”, sem precisar ficar “trocando e barganhando” com lojistas, taxistas e demais trabalhadores estrangeiros.

Outro ponto importante é saber se na cidade de destino há casas de câmbio que trocam real pela moeda local, bem como se elas ficam no raio de sua visita turística, para não entrar numa fria ou acabar gastando o que iria economizar com transporte (taxi, ônibus etc).

 

Outras dicas bacanas:

 

E você? Como prefere comprar a moeda de suas viagens internacionais?

 

Veja mais: 4 dicas para planejar sua viagem de final do ano