Seguro viagem internacional é importante?
24 de julho de 2017
4 dicas para planejar sua viagem de final do ano
18 de agosto de 2017
Exibir tudo

Bagagem em avião: quantas malas posso levar em voo internacional?

Saiba também o que é proibido e quais os artigos com restrição para transportar na sua bagagem de mão em voo internacional

O peso permitido para a bagagem despachada em voos internacionais partindo do Brasil, sem cobrança adicional, é geralmente de 64 kg (em até duas malas de 32 kg cada) para países que tenham franquia por peça ou de 20 kg no caso da franquia por peso, independente da classe de serviço adquirida. (Recomendamos que consulte previamente as regras com a companhia aérea).

Além da bagagem despachada, o passageiro (exceto crianças até dois anos pagando 10% da tarifa) tem direito a levar consigo uma bagagem de mão que possa ser colocada embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave, como bolsa, sacola, mala maleta ou mochila com pertences pessoais (como remédios e chaves) e itens de valor (como dinheiro e aparelhos eletrônicos).

Também é permitido embarcar na bagagem de mão:

  • Manta ou cobertor
  • Guarda-chuva ou bengala
  • Máquina fotográfica, laptop e binóculo
  • Instrumentos musicais dentro das dimensões e peso especificados por lei
  • Cosméticos sólidos (batons, protetor labial ou desodorante em bastão etc)
  • Batedeiras, cafeteiras e eletrodomésticos pequenos podem ser transportados, desde que devidamente embalados
  • Remédio com prescrição medica, artigos para a alimentação de bebês e líquidos para dietas especiais também poderão ser transportados na quantidade necessária para sua utilização durante o período total do voo (Esses itens, portanto, devem ser apresentados antes do embarque do passageiro, no momento da inspeção de segurança)
  • Colírio, solução fisiológica para lentes de contato e similares até 120 ml ou 4 oz
  • Bebidas alcoólicas e perfumes, apesar de inflamáveis, são permitidos, desde que sigam os critérios de quantidade previstos pela ANAC.

 

Bagagem de mão de até 115 cm

É muito importante observar o volume da sua bagagem de mão. Pela regra atual, a soma das dimensões (altura, comprimento e largura) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos etc. Isto é, as medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm.

Já o limite de peso da bagagem de mão geralmente não deve exceder 5 kg.  No entanto, ele varia entre as companhias áreas, quando a viagem começa no Brasil. (Recomendamos que consulte previamente as regras com a companhia aérea).

 

O que não levar na bagagem de mão em voo internacional?

Tão importante quanto saber o quanto você pode levar é saber o que é proibido e quais os artigos com restrição para transportar na sua bagagem de mão em voos internacionais.

Você já deve ter visto urnas de acrílico repletas de itens deixados para trás por viajantes nas filas da inspeção de embarque dos aeroportos (aquelas para passar no detector de metais). Garrafinha de água, perfume, desodorante aerossol, spray de cabelo, isqueiros, cortadores de unha etc. Não tem choro, nem vela. A fiscalização é rígida e, por melhor que seja sua justificativa, os agentes de segurança vão exigir que você deposite seu objeto na urna (e dá um dó!).

Por razões de segurança não é permitido levar em voos internacionais ou trechos domésticos de voos internacionais os seguintes objetos na bagagem de mão:

  • Produtos líquidos (ou em gel) devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem ser acondicionados em outra embalagem plástica transparente
  • Objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada (como alicate de unha, estilete e tesoura)
  • Substâncias explosivas ou inflamáveis (como fósforos e isqueiros a gás), químicas ou tóxicas
  • Arma (ou réplica) de qualquer tipo.

E para você que costuma comprar sucos, refrigerantes e outras bebidas na área de embarque, após a passagem pela inspeção aeroportuária, lembre-se que não será permitido entrar na aeronave com esses itens.

 

Compras no Duty Free

No caso de perfumes e bebidas adquiridos no Duty Free, um profissional da própria loja deverá levar as mercadorias até a aeronave quando serão entregues ao passageiro.

Mas, atenção: o Reino Unido é exceção!

Segundo informações no site do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de São Paulo, o passageiro que fará conexão a partir de algum aeroporto no Reino Unido não deve adquirir qualquer tipo de líquido e/ou perfume no Duty Free, visto que estes artigos serão confiscados no momento da checagem de segurança.

 

Veja mais:  Seguro viagem internacional é importante?